Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

TRABALHANDO COM PROJETOS

Trabalhando com projetos em sala de aula
            A utilização de projetos em sala de aula contribui com a construção do conhecimento de forma mais ampla, tendo em vista uma aprendizagem mais significativa. Além disso, envolve diversas áreas do conhecimento, enfatizando o trabalho conjunto entre professores e alunos, neste contexto, o professor é um mediador na construção do conhecimento.
O trabalho com projetos permite ainda uma avaliação constante dos alunos e também da prática pedagógica, haja vista que não se trata de uma estratégia vincula as regras rígidas de avaliação.
A pedagogia de projetos é uma estratégia muito interessante para ser trabalhada com nossos alunos e segundo Dias e outras (2004)
"O que inaugura esta prática pedagógica como inovadora é o fato de aceitarmos o desafio da desinstalação, de desfazer certezas, conviver com o provisório, ressignificar determinadas opções, adotando o currículo como fio condutor do trabalho que será desenvolvido, de forma flexível, não linear, a partir de questões levantadas pelos alunos e/ou condições contextuais que emergirem das situações do cotidiano. (p.230)"
Uma experiência muito interessante voltada aos alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental é o projeto de Leitura de Parlendas na Alfabetização Inicial. É um trabalho que envolve a leitura e escrita de textos já conhecidos de memória, além de apresentar aos alunos, novas parlendas.
Tem por objetivo construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético, além de ler textos de memória ajustando o oral ao escrito. É um trabalho dividido em cinco etapas e apresenta como produto final uma coletânea de parlendas, sendo realizado em tempo estimado de um mês.
Na primeira etapa são selecionadas diversas parlendas, algumas já conhecidas pelos alunos e confeccionados cartazes com as mesmas, a fim de garantir que todos os alunos consigam recitar os textos coletiva e individualmente. Na próxima etapa, deve-se apresentar aos alunos um livro de parlendas e proporcionar a todos o contato com o material, além de propor às crianças a publicação de uma coletânea de parlendas organizada pela turma.
Na etapa seguinte, a sala produz coletivamente uma lista de parlendas e seleciona as preferidas para compor a coletânea. Nesta etapa, também cabe ao educador listar e organizar as tarefas que devem ser cumpridas para a organização e publicação da obra.
A quarta etapa consiste em distribuir para as crianças algumas parlendas sem o título, para que possa identificar as parlendas selecionadas à coletânea, neste momento os alunos precisam utilizar suas estratégias de leitura. É nesta etapa também que a ilustrações referentes às palendas são feitas.
A última etapa abrange a capa da coletânea e a reunião das parlendas ilustradas, além do lançamento da obra à comunidade escolar.
Neste projeto a avaliação ocorre de modo a observar os avanços obtidos pelos alunos, principalmente no que se referem às estratégias utilizadas pelos mesmos em atividades que envolvem leitura e escrita.
 É um projeto que pode ser desenvolvido em qualquer sala de aula, haja vista que necessita de recursos simples como cartolinas, lápis de cor e um livro de parlendas,o que não impede o educador de enriquecer ainda mais suas aulas, se desfrutar de recursos mais avançados.

 Fontes de pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/


Nenhum comentário:

Postar um comentário